Sistema de Estaca Mega

REFORÇO DE FUNDAÇÃO (ESTACA MEGA)


A construção de uma edificação começa pela sondagem e a locação do terreno sobre o qual ela será erguida. Esta sondagem, é uma espécie de radiografia do terreno, identifica as camadas do solo e a sua resistência, além de detectar a presença do lençol freático (água), e informações fundamentais para que o calculista projete adequadamente as fundações. Estas devem alcançar a camada de solo de resistência média.
Mas, infelizmente existem fundações que em grande parte dos casos acarretam trincas, fissuras e até rachaduras, mas isso não se limita a fundações (TRINCAS também ocorrem por defeitos estruturais e construtivos). Além desses “males” as fundações mal projetadas podem acarretar desmoronamento e outros problemas.
Para que não aconteçam situações assim, é utilizado métodos para REFORÇO DE FUNDAÇÕES que, são em boa parte, adaptações dos sistemas já existentes para a execução dos alicerces. Os reforços de fundações muitas vezes complementam o processo de recuperação de uma obra, sendo muitas vezes aplicados em edificações que sofrem patologias decorrentes de recalques. Isso ocorre pela erosão de material ou alteração nas características do solo.
As ESTACAS MEGA DE REAÇÃO consiste em um sistema de introdução de cilindros de metal ou concreto sob a fundação existente. Os trabalhos são realizados a partir de acessos escavados até cerca de 1,5 m abaixo da fundação original. Os elementos que compõem as estacas mega são cravados através de um cilindro (macaco) hidráulico que toma como base (reação) a fundação existente, servindo de ponto de apoio, a capacidade de carga aumenta a cada aplicação dos elementos.


PRINCIPAIS VANTAGENS DAS ESTACAS MEGA:
• Possibilidade de substituição das fundações existentes simultâneas ao uso da edificação;

• Acréscimo da capacidade suporte das fundações existentes;
• Modificação parcial de fundações existentes em virtude de uma eventual deficiência localizada (recalques diferenciais);
• Execução em locais pequenos e de difícil acesso a pessoas e equipamentos;
• Isenção de vibrações durante a cravação, reduzindo os riscos de uma eventual instabilidade que por ventura venha ocorrer, devido a precariedade de fundações existentes;
• Aumento imediato da segurança da obra após a cravação sucessiva de cada estaca MEGA;

















Nenhum comentário:

Postar um comentário